skip to Main Content
É Possível Proteger Meus Dados Em Mais De Um Provedor De Nuvem?

É possível proteger meus dados em mais de um provedor de nuvem?

Em busca de reduzir custos, aproveitar features de diferentes fornecedores com o mínimo de impacto no negócio, muitas empresas estão trabalhando com mais de um provedor de nuvem.

Com um ambiente multicloud, as empresas podem distribuir seus recursos em diferentes provedores, e isso faz com que os processos operem com a mesma qualidade, mas com o aproveitamento de funções específicas oferecidas por cada provedor.

Um ponto muito importante e que deve ser sempre considerado é que, nenhum provedor pode ser o único responsável pela segurança de um servidor em nuvem, pois a partir do momento que dados são transferidos a responsabilidade passa ser compartilhada entre empresa e contratante.

As interrupções podem causar grandes transtornos, mesmo não sendo frequentes. Ao usar dois provedores de nuvem diferentes, a sua infraestrutura se torna mais resiliente, uma vez que não há dependências entre os serviços. Assim, na hipótese de um provedor cair, você tem uma réplica separada e independente do seu aplicativo disponível em outra nuvem.

Com relação a latência, usar uma estratégia multicloud para alcançar uma velocidade mais rápida pode sim valer a pena: quanto menor a distância dos dados dos seus clientes, mais rápido o seu aplicativo responderá às ações dos usuários.

Com isso, não há dúvida de que toda empresa pode sim se beneficiar do uso de vários provedores cloud, afinal como destacamos, ela possibilita minimizar a dependência de um único fornecedor, selecionar e implementar os melhores serviços e obter custos potencialmente mais baixos.

Mas ainda há muitas dúvidas acerca dessa estratégia: e se der algum problema em uma nuvem, consigo retornar o serviço em outra nuvem? Este tipo de ação tem agilidade suficiente para não prejudicar o meu negócio? Existe alguma forma de automatizar este processo, já que não conto com uma equipe extensa?

Mas calma, gerenciar sua segurança não precisa ser tão complicado se você buscar por empresas que já possuem expertise nesse campo e que irão te ajudar neste processo de utilização de ambiente multicloud, incluindo o desenho da solução de proteção de dados, como por exemplo, a Unitech.

Tem mais dúvidas? Entre em contato que irei ajudá-lo a encontrar a melhor solução.

Back To Top