skip to Main Content
Como Gerenciar E Aproveitar Ao Máximo Os Benefícios Da Nuvem Híbrida?

Como gerenciar e aproveitar ao máximo os benefícios da nuvem híbrida?

Cada vez mais as infraestruturas corporativas de TI vêm adotando a nuvem híbrida como um padrão para a jornada digital. Como explicamos em post anterior, uma nuvem hibrida é aquela onde a movimentação de aplicações se dá sem a necessidade de fazer qualquer conversão. Ou seja, se você estiver usando VMware “em casa” a nuvem utilizará essa mesma tecnologia.

Mas toda mudança, por mais benéfica que seja, traz muitas dúvidas e preocupações, e na jornada para a cloud não poderia ser diferente. Uma das maiores preocupações de quem inicia esse caminho e escolhe a nuvem híbrida como a ideal, é sobre melhor forma de gerenciá-la.

Por ser um ambiente mais flexível, digamos assim, a gestão da nuvem híbrida se torna muito mais simples , pois as mesmas ferramentas de gerenciamento que são utilizadas para o ambiente “on-premise” podem ser usadas para a nuvem, fazendo com que todo o seu ambiente seja gerenciado sem a necessidade de utilizar multiplicas aplicações.

Porém, para manter os custos sob controle e maximizar os benefícios, é preciso escolher as ferramentas e procedimentos certos. Mas como saber quais são as ferramentas e procedimentos ideais? Já vamos te explicar melhor.

Depois de levantar suas necessidades, seu orçamento e pesquisar entre suas possibilidades e decidir pela nuvem híbrida, você precisa decidir quais informações precisam ficar na rede privada, quais são mais úteis armazenadas nos servidores remotos e como será diferenciado esse acesso.

Implementando a nuvem híbrida, é preciso definir termos de uso e treinar todos os colaboradores para utilizar o sistema com segurança e eficiência. É preciso mostrar que eles realmente fazem parte da mudança, converse com eles, peça sugestões. Mesmo das pessoas que menos entendem de tecnologia, afinal, elas podem não entender de nuvem, mas entendem do que pode fazer seu trabalho ser mais produtivo.

O objetivo da nuvem híbrida é ser uma solução de performance, não mais um peso para a TI. Por isso, automatizando, você perde menos tempo com tarefas rotineiras e ganha mais tempo para pensar em estratégias de como melhor utilizá-la.

É importante, que você nunca pare de investir em inovação pois, mesmo sendo uma solução inovadora e preparada para o futuro, os serviços disponíveis em uma nuvem híbrida não vão se limitar ao que ela tem hoje.

O ideal é que você busque novas formas de utilizar os softwares que você já tem dentro desse novo sistema. Analise periodicamente seus indicadores de performance para encontrar caminhos não explorados dentro da gestão e operação atual. Crie uma metodologia para manutenção e atualização da infraestrutura. Se a ideia é extrair o máximo da nuvem híbrida, a visão da TI como um setor estratégico vai transformar essa performance em resultados.

Fique de olho em nossas redes pois tem muito mais vindo por aí, afinal continuaremos caminhando lado a lado com você durante toda a sua jornada para a transformação digital.

Back To Top